Gestão

Para fazer o dobro do trabalho na metade do tempo

Os porquês do Scrum

O livro Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time, por Jeff Sutherland, publicado pela primeira vez em 2014, é excelente! Mudou meu paradigma. Embora já tivesse escutado e até conhecido um pouco sobre Scrum, nunca tinha lido de uma forma mais “porquê” e tão abrangente e tão motivadora. 

Na verdade, eu escutei o livro na sua narração da Audible. O narrador é o JJ Sutherland, filho do Jeff Sutherland. O Jeff é um dos criadores do Scrum e seu filho é um repórter por profissão que também trabalha na sua organização mantenedora do Scrum. A narração é muito entusiástica! E a história narrativa contada pelo Jeff é muito interessante. Ele foge totalmente do tecnicismo da metodologia. Ele, que iniciou a carreira como um piloto de caça que fazia voos de reconhecimento nos territórios inimigos no Vietnã à noite, conta como a tática observar, orientar, decidir e agir (OODA) usada nos voos de reconhecimento são análogas às ações do Scrum.

Aprendi que o Scrum foi inspirado e é baseado nos conceitos do sistema Toyota de produção, ou manufatura enxuta, como é chamado nos Estados Unidos. Então compreendi que os métodos ágeis são da mesma família dos métodos da manufatura enxuta, tais como o PDCA. 

Quanto à aplicação metódica prática dos métodos da metodologia, tais como corridas de uma a quatro semanas, transparência visual de todos os itens de trabalho, a cada corrida já obter a aceitação do usuário da demonstração do item pronto, planejamento do trabalho de cada item por consenso com cartas de baralho com números da série de Finonacci etcétera, ainda não os apliquei.

Entretanto ficou claro que o método cascata de desenvolvimento por fases não sobrepostas, que tenta prever o imprevisível e apresentá-lo em gráficos de Gantt, criados pelo engenheiro mecânico Henry Gantt na Primeira Guerra Mundial, não são mais os mais adequados para as tecnologias e para a velocidade do mundo atual, que requerem métodos mais simples, mais ágeis, mais essenciais, mais móveis e mais na nuvem.

Estou carregando o método ágil de pensar e de agir para todos os aspectos da vida. É uma mudança de paradigma.

Portanto recomendo a escuta ou mesmo a leitura deste livro inspirador que conta mais os “porquês” do que os “ques” e certamente muito mais que os “comos” do Scrum.

Uma versão deste post apareceu originalmente no site do Goodreads.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.